"Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.[...]
Ó SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria;
cheia está a terra das tuas riquezas
cheia está a terra das tuas riquezas
(Salmos 19:1 e 104:24b)"
Esse mês de setembro estamos aprendendo um pouco mais a respeito dos ensinamentos que a Bíblia nos traz a respeito do Meio Ambiente. A sustentabilidade é um assunto bastante discutido atualmente, muita pesquisa está sendo feita, muitos cientistas estudam maneiras de efetivar o chamado "consumo sustentável". Podemos ver, porém, que Deus já tinha nos alertado a respeito do cuidado que devemos ter com a natureza a milênios atrás em sua Palavra, e nela vemos o próprio Deus se preocupando com ela.
Como disse Davi, se prestarmos atenção a natureza, à beleza dela, a sua perfeição, concluiremos que ela não foi obra do acaso. Isso é até contra uma lei científica, a de Lavoisier, que diz que não se pode criar matéria do nada, as moléculas se transformam (para saber mais, clique aqui). O ciclo da água funciona de maneira perfeita, a influência da Lua sobre as marés, os "hormônios do sono" que são ativados nos animais e seres humanos quando seus olhos captam a diminuição da luz solar, percebendo a chegada da noite, a sociedade completa das saúvas, formigas que possuem até hierarquização, indo de rainha até operárias.
Enfim, são incontáveis os exemplos de que a natureza é orquestrada por um ser inteligente, o nosso Deus Todo-Poderoso, infinito em sabedoria e graça. Louvemos ao Senhor junto com a natureza, pois na Sua palavra nós vemos o salmista declarando que todo ser que respira deve louvá-Lo.
Mas, e você? O que tem feito para cuidar da criação do Senhor? São tantas as ações que podemos tomar, coisas simples, como fechar a torneira/chuveiro enquanto escova os dentes ou passa sabonete no corpo, deixar para lavar as roupas de uma vez, lavar o carro com balde, não jogar lixo no chão.
Preservar a criação de Deus também é uma forma de louvá-Lo!
Paz e Graça do nosso Amado JC,
Somos Sal, SIM! ó/
Somos Luz! \o/\o/
No Amor do Mestre